A crítica musical, ao longo dos anos, se firmou como um pilar essencial para fãs e artistas, promovendo a música como arte e reflexão cultural. Entretanto, a internet trouxe mudanças profundas na forma como consumimos e ouvimos música, impactando diretamente o ofício da crítica – especialmente em nichos como o heavy metal.
Nesta dissertação, Thiago Pimentel investiga como a crítica musical no metal se adapta aos tempos digitais, utilizando a noção de Performance de Gosto para analisar esse panorama contemporâneo. A pesquisa aborda resenhas escritas em sites especializados, como Metal Injection e Blabbermouth, críticas audiovisuais no YouTube, e o fenômeno dos reactions, onde canais como The Charismatic Voice e Bradley Hall trazem interpretações emocionais e técnicas de clássicos e lançamentos recentes do gênero.

Esses formatos mostram como a internet amplia a participação do público e ressignifica a crítica, transformando-a em uma “nova escuta” coletiva e interativa. Entre discussões sobre técnica, estética e emoção, a pesquisa revela o heavy metal como um espaço de diálogo entre tradição e inovação, onde o público não apenas consome, mas também constrói significados em torno da música.
A dissertação foi defendida em 2019, com a orientação de Jeder Janotti Jr, na Universidade Federal de Pernambuco.
Você pode acessar o trabalho clicando AQUI.