O trabalho de Leah Anksemane, com o título “Punk E Comunicação Alternativa: uma análise comunicacional do gênero musical e sua importância na expressão política de comunidades sub representadas em Recife da década de 80 até o tempo atual”, tem como aspecto a proposição de uma abordagem dos gêneros musicais a partir das mediações, como da ordem da materialidade dos processos comunicacionais, que leve em conta não só os aspectos sonoros dos gêneros musicais, bem como os agenciamentos sociais, de gostos e afetos presentes nas comunidades articuladas pelos processos de categorização musical.
Pretende-se analisar por meio desse projeto o gênero musical punk a partir dos instrumentos de mediação desenvolvidos pelos participantes da cena punk como forma alternativa de agenciamento dos assuntos de seu interesse, considerando o processo de categorização do gênero musical no Brasil dos anos 80 até o tempo presente atrelado aos seus aspectos sociopolíticos, com foco em suas reverberações na capital pernambucana.
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O punk não nasceu em Recife, mas se fez presente nas geografias populares da cidade de uma forma muito particular e não apenas musicalmente, mas também de maneira política cultural. Nos corpos dos punks e nas letras das canções revelam-se territorialidades de um grupo social, que ressalta a diferença na igualdade de direitos característica da capital pernambucana. Demonstrando, assim, como o Movimento se reconfigura no espaço e no tempo para se fazer presente e relevante.
O trabalho é um projeto do PIBIC, em andamento, orientado pelo Professor Doutor Jeder Janotti Jr.