No livro de Tobias Arruda Queiroz, a noção de “cena musical” é colocada sob um novo prisma, com o objetivo de entender sua aplicabilidade nas cidades interioranas do Nordeste brasileiro. A proposta central é investigar se essa cena pode funcionar como um mediador entre a produção musical e o público que se encontra imerso na escuta coletiva.
Segundo o autor, os bares desempenham um papel fundamental nesse processo, sendo vistos como a materialização das mediações culturais. Nesses espaços, onde música e sociabilidade se encontram, Tobias visualiza os bares como um recorte microssociológico que reflete as dinâmicas culturais locais. Embora dialoguem com influências de outras culturas, os bares nordestinos investigados apresentam tanto singularidades quanto algumas similaridades.
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O estudo avança ao propor um olhar atento às peculiaridades desses espaços, sem isolar o movimento cultural que permeia as cenas musicais locais. Ao observar como a música se conecta com o cotidiano e a identidade dessas cidades, o autor oferece novas perspectivas sobre os fenômenos musicais na sociedade nordestina.
Essa análise não só enriquece o entendimento da cena musical, mas também aponta para a importância dos bares como centros de convivência cultural, onde a música transcende o simples entretenimento, tornando-se um elo vital entre o artista e o público.
O livro está disponível gratuito no site do SELO PPGCOM da UFMG