
Está aberta a chamada de trabalhos do VIII Congresso de Comunicação, Som & Música.

realizado nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2025 na sede da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife/PE. A comissão organizadora convida docentes, pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação, comunicadores/as, artistas e demais interessados/as para submeterem seus trabalhos no formato de resumos expandidos até o dia 18 de julho de 2025.
SOBRE O VIII COMUSICA
O objetivo principal do 8º Comúsica é proporcionar o diálogo entre abordagens teóricas e metodológicas, práticas analíticas e reflexões críticas dos fenômenos sonoros e musicais em suas diferentes ambientações comunicacionais e das condições geográficas e humanas de relação com o som e a música que a comunicação estabelece. Nesse sentido, os objetos de pesquisa do congresso são discutidos a partir dos gêneros e cenas musicais, das transformações tecnológicas, das práticas de escuta e das plataformas que constituem o universo sonoro e musical contemporâneo.
A pesquisa de som e música nas ciências da comunicação abrange desde o seu consumo em eventos de pequeno porte, festivais e grandes shows, cujas experiências dependem de diversos agentes e profissionais do campo da comunicação, até as vivências e poéticas em torno dos modos de habitar o mundo, vivenciar alteridades, ocupar e partilhar espaços, imaginar cidades e transitar pelas paisagens urbanas que se constituem a partir das produções sonoras e musicais em circulação nas plataformas, nos espaços públicos e privados, nas cenas musicais e nas geopolíticas de gênero, sexualidade, raça e classe social.
A ambientação comunicacional da música organiza percursos de escuta que reconfiguram as dimensões poéticas, estéticas, econômicas e socioculturais envolvidas nas formas de acesso e de relação com os conteúdos musicais. Tradicionalmente, a experiência de escutar música é associada a operações cognitivas centradas em elementos estruturais – como harmonia, melodia e ritmo. No entanto, quando observamos os modos expandidos e contemporâneos de interação com o universo musical, fica evidente que essa escuta é multifacetada e articulada a desdobramentos narrativos que se inscrevem no próprio ato de “escutar música”.
Assim, os percursos de escuta podem ser compreendidos como formas de narrativização, ou seja, como modos de organizar, partilhar e fabular experiências musicais. Nessa abordagem, a escuta é entendida não apenas como “apreensão sonora”, mas como um processo de produção de sentidos atravessado por corporalidades, afetos e mediações diversas. Daí o tema da 8ª edição do Comúsica: “Narrativas e materialidades da escuta”. A partir de tal perspectiva, questões de gênero, sexualidade, raça, classe social e geopolítica não operam como meros adendos sociológicos, pois são materialidades constituintes que atravessam as categorizações e os gêneros musicais.
É diante dessa conjuntura que o 8º Comúsica se propõe a refletir sobre as narrativizações da escuta musical em sua complexidade, destacando as tessituras e os agenciamentos que lhes dão vida. Ao pensar as dinâmicas culturais da música no atual cenário de plataformização, o congresso enfatiza também a importância das corporeidades e dos diferentes atravessamentos que constituem as experiências musicais, revelando sua resiliência e sua responsividade diante das transformações comunicacionais contemporâneas.
Desde a primeira edição em 2010, o Comúsica tem por objetivo ampliar as possibilidades de diálogo crítico de pesquisadoras e pesquisadores já estabelecidos nas áreas da comunicação e da música com alunas e alunos que desenvolvem suas pesquisas de mestrado e doutorado nos vários programas de pós-graduação atuantes no congresso. Além disso, o evento também serve de canal para a interlocução continuada de uma rede de pesquisadoras e pesquisadores consolidados nos grupos de trabalho de eventos nacionais do campo da comunicação como o GT de Estudos de Som e Música da Compós e o GT de Comunicação, Música e Entretenimento da Intercom.
Nesse rumo, a organização do evento acredita que o trabalho acadêmico pode se fazer em rede por meio do encontro contínuo de diferentes pesquisas realizadas nas cinco regiões do país, produzindo reflexões críticas e plurais nas intersecções de comunicação, som e música a partir de publicações, exercícios de pesquisa, apresentações e discussões onde os encontros científicos são lugares privilegiados de vivências na ágora acadêmica.
Esperamos que as conferências e apresentações dos grupos de trabalho que constituem os encontros do 8º Comúsica contribuam de modo aprofundado para a proposição de metodologias e práticas investigativas que enfrentem, de fato, a complexidade teórica e a multiplicidade analítica das pesquisas de expressões sonoras e musicais em perspectiva comunicacional e em perspectivas distintas, mas igualmente conexas à produção, à circulação, ao consumo e aos usos e apropriações de som e música, pois um projeto de pesquisa isolado ou uma única linha de pesquisa dificilmente dá conta de explorar os contornos, nuances e singularidades que os fenômenos sonoros e musicais assumem nas ambientações comunicacionais contemporâneas.
Grupos de Trabalho
GT 1 – Territorialidades, Agrupamentos Musicais e Cosmotécnicas
Coordenação: Nadja Vladi Cardoso Gumes (UFRB) e Simone Luci Pereira (UNIP)
O grupo de trabalho se propõe a uma imersão profunda nas articulações entre música e territorialidades. Convidamos você a refletir conosco sobre como as socialidades musicais atuam como verdadeiras tecnologias sensíveis, capazes de reconfigurar e dar novos significados aos vínculos entre espaço, corpo e território. É um convite a explorar a música não apenas como expressão artística, mas como uma força ativa na construção e transformação dos ambientes e das interações humanas.
GT 2 – Ambientações e Categorizações Musicais
Coordenação: Thiago Pereira Alberto (UFF) e Antônio Maurício Dias da Costa (UFPA)
Este GT busca observar os modos de escutar e categorizar a música, tensionando taxonomias formais através das dinâmicas da fruição musical, com ênfase nos processos que conformam categorias, gêneros musicais e ambientações sônico-musicais.
GT 3 – Corpografias e Corporeidades Sônico-Musicais
Coordenação: Carlos Camargo Mendonça (UFMG) e Cíntia Sanmartin Fernandes (UERJ)
Centrado nas Corporeidades Sônico-Musicais enquanto potências epistêmicas, este GT busca criar um espaço de trocas entre pesquisadores que acionam o corpo como lugar de produção de saberes, de problemáticas de significacional e comunicativa. O corpo aqui é pensado como redes sociotécnica de epistemologias, como o resultado de redes antropossemióticas e de vivências sônico-musicais. Dessa maneira, valoriza-se as materialidades corpóreas, importante elemento das articulações estéticas e sociais das sonoridades musicais. Invocamos as corporeidades como modos de textualidades das marcas semióticas dos corpos e para pensar o corpo como um ponto de articulação do sentir e do sentido.
GT 4 – Escutas Audiovisualizadas e Cultura de Recomendação
Coordenação: Bruno Pedrosa Nogueira (UFPE) e Tatiana Rodrigues Lima (UFRB)
Este GT discute como a escuta acontece no contexto das plataformas digitais, analisando de que forma ela se relaciona com os fluxos de comunicação e com a maneira como conteúdos sonoros e musicais são disponibilizados e consumidos.
GT 5 – Comodificação, Espacialidade e Escutas Públicas e Privadas da Música
Coordenação: Micael Maiolino Herschmann (UFRJ) e Victor de Almeida Nobre Pires (UFAL)
Análise de aspectos espaço-temporais em contextos marcados pela comodificação da música (pela precarização de várias atividades e produtos associados as cenas, cadeias produtivas e aos circuitos da música), buscando-se repensar algumas das novas formas de conformação das escutas sônico-musicais, as quais evidenciariam: a) as fronteiras porosas entre experiências privadas e públicas; b) variados e/ou potentes usos urbanos do som articulados a modos de consumo da música.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS (PRORROGADO)
– Os resumos expandidos devem ser submetidos até o dia 27 de julho de 2025; (PRORROGADO)
– Para enviar o seu resumo expandido, entre em nosso formulário de submissão, preencha todos os campos com as informações solicitadas e encaminhe o texto completo em PDF;
– O trabalho proposto deve ser encaminhado pelo/a autor/a dentro do template para submissão de resumos expandidos do 8º Comúsica, conforme suas normas de redação;
– Cada resumo expandido pode ser redigido por até 3 (três) autores/as. Se a proposta for aceita, é necessária a presença de pelo menos 1 (uma) das partes envolvidas para apresentação no congresso;
– Cada participante do congresso pode assinar até 2 (duas) propostas de trabalho, sendo uma delas em autoria e a outra em coautoria.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS
– Propostas de 5.000 (cinco mil) a 8.000 (oito mil) caracteres com espaços inclusos, conforme as especificações do nosso template para submissão de resumos expandidos;
– Resultados de pesquisas teóricas, analíticas, empíricas e/ou ensaísticas que estejam alinhadas aos grupos de trabalho do congresso;
– Textos de caráter acadêmico que apresentem os objetos e os objetivos de pesquisa, os conceitos, teorias e/ou métodos utilizados e o desenvolvimento das pesquisas.
ACEITE DOS TRABALHOS
Até o dia 18 de agosto de 2025.
PERÍODO DE INSCRIÇÕES
– 28 de agosto a 28 de setembro de 2025;
– Para se inscrever no congresso como ouvinte, entre em nosso formulário de inscrição (disponível em breve nesta página) e preencha todos os campos com as informações solicitadas;
– Para se inscrever no congresso como autor/a, preencha nosso formulário de inscrição (disponível em breve nesta página) somente após receber o aceite da sua proposta de trabalho e encaminhe pelo formulário o comprovante de pagamento da sua taxa de inscrição.
TAXAS DE INSCRIÇÃO
- Congressistas: R$ 30,00;
- Ouvintes: R$ 10,00.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira 08/10/2025
15h – Credenciamento
17h – Mesa de Abertura do 8º Comúsica
Palestrantes: Simone Maria Andrade Pereira de Sá (UFF) e Tobias Arruda Queiroz (UERN)
Quinta-feira 09/10/2025
10h – Afetos e Partilhas em Escutas Incorporadas
Palestrantes: Carlos Magno Camargos Mendonça (UFMG) e Melina Aparecida dos Santos (UFF)
14h – 1º Dia de Apresentações dos Grupos de Trabalho (GTs)
15h30 – Coffee Break
16h – Retomada das Atividades dos Grupos de Trabalho (GTs)
Sexta-feira 10/10/2025
10h30 – Imersão e Tecnodiversidades Sonoro-Musicais
Palestrantes: Débora Regina Opolski (IFPR) e Victor de Almeida Nobre Pires (UFAL)
14h – 2º Dia de Apresentações dos Grupos de Trabalho (GTs)
15h30 – Coffee Break
16h – Retomada das Atividades dos Grupos de Trabalho (GTs)
MAIS INFORMAÇÕES
Para saber mais a respeito do 8º Comúsica, bem como acompanhar todas as atualizações relativas ao calendário, aos grupos de trabalho, às mesas redondas e às demais atividades do congresso, siga as páginas do @comusica_8congresso e do grupo de pesquisa @lama.ufpe no Instagram, visite o site https://lamaufpe.com.br ou fale com a gente por e-mail: comusica.recife@gmail.com
Apoio
